Aproveita as experiências internacionais que te proporcionamos e desenvolve ainda mais as tuas competências técnicas, sociais e emocionais, assim como o teu sentido de responsabilidade social e ambiental.
0 perfil dos(as) participantes envolvidos(as) é avaliado e definido de acordo com a tipologia do projeto aprovado em candidatura. Assim sendo, e no que respeita aos(às) formandos(as) da escola, os nossos projetos preveem que jovens, em processo de aprendizagem, efetuem Formações em Contexto de Trabalho e que sejam distribuídos por países da União Europeia que fazem parte dos propostos e aprovados em candidatura. Estes(as) Alunos(as), quer estejam a frequentar os 2°s ou 3ºs anos e que estejam em condições de elegibilidade, têm equivalência às horas destinadas à Formação em Contexto de Trabalho. No Processo de Seleção dos(as) participantes, entendemos que a procura de um equilíbrio e equidade deve determinar o perfil dos(as) Alunos(as)(as) que melhor se enquadrem dentro dos parâmetros definidos e enunciados neste documento. Este propósito, amplamente divulgado, conta com a participação de toda a comunidade e, em especial, dos(as) Coordenadores(as) de Curso, dos(as) Orientadores(as) Educativos(as), Psicóloga e Professores(as) e, é claro, a equipa envolvida no Projeto Erasmus+. São vários os fatores analisados, não se esgotando essa análise na aplicação estrita dos critérios definidos e dos quais enumeramos:
1. Alunos(as) que devido ao contexto familiar, social ou económico estejam impedidos(as) de, autonomamente, realizarem qualquer viagem.
2. Alunos(as) com maturidade, perfil e capacidade adaptativa a projetos do tipo Erasmus+.
3. Alunos(as) com mérito na colaboração de atividades da escola, voluntários, atividades de cariz social, ajuda a Alunos(as) com maiores dificuldades de aprendizagem.
4. Alunos(as) com bom nível e fluência de língua estrangeira (inglês ou outra).
5. Alunos(as) que não tenham mais de 5 módulos em atraso.
Este processo de Seleção é ativado com a divulgação do projeto em todas as turmas elegíveis e o preenchimento de uma ficha própria e disponibilizada para este efeito para todos os que se desejarem candidatar. Cada um, juntamente com esta ficha, elabora a sua candidatura com uma carta de motivação e o seu Currículo (em Português e em Inglês) enviando-os por email para o endereço erasmus@ruizcosta.edu.pt. De seguida farão uma entrevista (também em Português e numa língua estrangeira).
Aos(Às) candidatos(as) menores de idade é-lhes pedido que os seus(suas) Encarregados(as) de Educação manifestem que estão de acordo com a sua candidatura. Todos estes documentos e provas serão alvo de análise e avaliação por parte da equipa constituída para a seleção e lançados numa grelha com os parâmetros abaixo descritos e com os pesos que se apresentam:
Abaixo, indicam-se alguns dos itens a ter em atenção em cada um dos parâmetros:
Os diversos elementos de avaliação e seleção serão posteriormente ordenados de acordo com as prioridades acima definidas. O processo de inscrição dos(as) Alunos(as) selecionados(as), além das cartas de motivação e da apresentação do respetivo CV em Português e Inglês, também está sujeito a uma entrevista em língua estrangeira. A definição do nível de inglês ou outra língua estrangeira será medido de acordo com teste online disponibilizado, o qual deverá ser realizado na escola, por todos os(as) Alunos(as) selecionados(as), com acompanhamento de um monitor. Obrigatoriamente, serão efetuadas atividades de preparação com os(as) Alunos(as) selecionados(as). Estas atividades têm como objetivo envolver os Alunos(as) e criar condições para que a sua mobilidade corra da melhor forma a todos os níveis, seja o profissional, pessoal ou cultural. Após o conhecimento do destino essa preparação deve incidir prioritariamente sobre:
– Os diferentes cenários que irão encontrar (social, económico e cultural);
– Métodos de organização do trabalho distintos;
– Hábitos de partilha, cooperação, tolerância para com a diferença e gestão emocional;
– Responsabilidade perante a novidade e o imprevisto.
Com os grupos selecionados para cada mobilidade irão sendo feitas reuniões, que podem contar com a participação dos(as) Encarregados(as) de Educação, onde vão sendo prestadas informações mais pormenorizadas dos alojamentos e locais de trabalho que irão encontrar, minimizando assim o fator surpresa que é um dos que mais preocupa os jovens e suas famílias. Uma das reuniões terá também como objetivo a entrega da documentação oficial exigida pela Agência Nacional de Erasmus +. Pretende-se, a nesse momento a formalização de uma relação de Compromisso indispensável para a normal execução do projeto. Servirá ainda para dissipar qualquer dúvida ou esclarecer alguma questão adicional. Pretende-se ainda que estes jovens, no seu regresso, partilhem as experiências que vivenciaram, de forma a potenciar em toda a comunidade educativa a determinação dos colegas para este género de experiências e que tal seja fator de promoção da motivação bem como a melhoria do rendimento escolar dos Alunos(as).
A elaboração de candidaturas da Escola a projetos ERASMUS+PRO já tem, na maioria das vezes a participação dos(as) futuros(as) candidatos(as) que se propões para esta mobilidade na sua preparação, pelas suas características específicas. Para o projeto serão selecionados(as) diplomados (as)para realizarem a sua mobilidade nos países aprovados em candidatura. O processo de seleção de diplomados(as) que pretendem participar num programa Erasmus+ PRO tem de verificar a elegibilidade do(a) candidato(a) (ter terminado um curso no prazo de, no máximo, dezoito meses) e existir um projeto que, pela sua complexidade necessite de um prazo maior para ser implementado e/ou aprendido. Neste caso não é só a avaliação do(a) candidato(a) que está em análise, mas também o sentido que o projeto fará para este(a), a escola, a comunidade, etc. Assim sendo, o(a) candidato(a) apresenta a sua candidatura com uma carta de motivação e o CV.
A equipa constituída para avaliar a viabilidade da mobilidade classifica-o tendo em conta:
– O CV e perfil académico [25%];
– Interesse do projeto para o(a) candidato(a), para a escola e para a comunidade [25%];
– Mais valia para o seu futuro trabalho (seja por conta própria ou por conta de outrem) [25%]
– Outras Razões (socioeconómicas e /ou outras dificuldades) [25%]
A existência de um projeto para Professores(as)/Staff surge pela identificação e possibilidade de uma melhoria ou de uma nova metodologia para resolver um problema ou uma lacuna, ou efetuar um aprimoramento, existente a nível pedagógico, administrativo, logístico ou outro. Para os projetos em execução irão ser realizadas mobilidades de job-shadowing. Assim, a todos os elementos que faça sentido integrar o projeto é enviado um formulário onde se podem inscrever na mobilidade que desejam e colocar a justificação da sua candidatura. A direção da escola, juntamente com os elementos que gerem o projeto Erasmus, analisam estas candidaturas e selecionam as que estão em melhores condições de tirar partido da mobilidade, tendo em conta:
– O perfil / CV [40%]
– Envolvimento com o projeto educativo [40%]
– Oportunidade de progressão para o(a) candidato(a) [20%]
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