Curso

Operador de Fotografia

Este curso CEF prepara os jovens para captar e editar imagens de objetos e pessoas, no exterior e em estúdio, utilizando diferentes tipos de máquinas e películas fotográficas, com o objetivo de reproduzir diversas espécies fotográficas através de processos de digitalização de imagens, revelação e impressão de películas fotográficas, a cores ou a preto e branco.

Áreas de Especialização do Curso

Fotografia Revelação e Impressão
Fotografia Digital e de Estúdio
Produção e Exposição de Fotografias

Áreas de Atuação Profissional

O Operador de Fotografia executa a captação e edição de imagens de objetos e pessoas, no exterior e em estúdio, utilizando diferentes tipos de máquinas e películas fotográficas, com o objetivo de reproduzir diversas espécies fotográficas através de processos de digitalização de imagens, revelação e impressão de películas fotográficas, a cores ou a Preto e branco.

5 razões para escolheres este curso

Pré-Requisitos

8º ano completo, ou com frequência, sem aproveitamento, do 9º ano de escolaridade + Idade compreendida entre os 15 e 17 anos (à data de início do ano escolar)

Duração

1 ano
Horário Laboral

Benefícios

Curso Gratuito com Atribuição de Subsídios no âmbito do POCH.
Subsídio de Alimentação e de Transporte.
Bolsa de Material e de Profissionalização.
Apoios Extra: Subsídio de Alojamento.
Portaria n.º 1281/2006 de 21 de novembro

Certificações

Certificação Profissional 9º Ano Escolaridade

Processo de Seleção

O processo de seleção da Escola Ruiz Costa está dividido em três fases:

FAQ’s

Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizados por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta o teu perfil pessoal, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local. Os Cursos Profissionais têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos teus ritmos de aprendizagem.

A candidatura pode ser feita diretamente no nosso site ou junto dos serviços administrativos.

Idade não superior a 19 anos (à data de início do ano escolar)

Estamos localizados no centro de Matosinhos, na Rua Brito Capelo.

O Metro passa mesmo à porta e podes utilizar a estação Matosinhos Sul ou Brito Capelo. Tens também à disposição diversas linhas dos STCP ou da Maré.

Podes entrar em contacto com a secretaria que facultará toda a informação necessária.

A frequência de um curso na eRC não tem custos.

Confere direito a Subsídio de Alimentação, Subsídio de Transporte, Bolsa de Material Escolar e Bolsa de Profissionalização nos Estágios Curriculares.

Varia de curso para curso em função do volume anual atribuído a cada turma/curso.

Não existe manual adotado, sendo que os materiais pedagógicos são facultados pelos docentes em formato papel ou digital.

Dupla Certificação: Certificação Escolar 12º Ano. Certificado Profissional Nível IV.

Sim, a conclusão de um Curso Profissional permite o prosseguimento de estudos/formação num curso de Especialização Tecnológica ou o acesso ao Ensino Superior, mediante o cumprimento dos requisitos previstos no regulamento de acesso ao ensino superior.

Os exames de acesso variam de acordo com o curso pretendido.

Sim, a nossa equipa pode proporcionar todo o apoio necessário a quem pretende prosseguir estudos.

A Prova de Aptidão Profissional é um projeto desenvolvido ao longo do 3º e último ano no qual são evidenciadas as competências adquiridas ao longo da formação.

Esse projeto cujo tema deve ser submetido à apreciação do coordenador de curso é desenvolvido sob orientação de um professor acompanhante e defendido perante um júri.

Sim, já várias dezenas de alunos tiveram oportunidade de mobilidade ao abrigo do programa Erasmus+. Regularmente divulgamos candidaturas para novos projetos e destinos.

Faz aqui a tua
Candidatura

fala connosco

ligar agora

93 531 08 00

DIAS ÚTEIS: 09H00 ÀS 18H00

DEIXAR O CONTACTO

PARA LIGARMOS MAIS TARDE